06 abril 2009

TÚNEL DO TEMPO: O arcebispo imagina estar na idade média

Eu sou contra o aborto e quero dizer que não conheço ninguém que seja a favor.Penso que nenhuma mulher tenha isto como uma coisa positva do tipo que se comenta com orgulho.Pelo contrário é sempre uma coisa sofrida, que deixa marcas profundas.Recentemente um aborto foi o centro das atenções não só no Brasil como em parte da Europa,porém a questão não foi apenas o aborto,que infelizmente acontece aos milhares de forma clandestina em grande parte dos municípios brasileiros sendo considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública,mas principalmente os envolvidos; uma criança de nove anos,grávida de gêmeos,a junta médica e o sucessor de um dos maiores cristãos de todo o mundo DOM HÉLDER CÂMARA. A atitude do arcebispo "dom josé" deixou perplexa inclusive parte da comunidade católica que não entendeu a falta de compaixão do ilustre arcebispo,pois envolvia uma criança de nove anos que foi estuprada pelo seu padrasto,que era a pessoa que devia protejê-la,ampará-la e ao contrário trazia para aquela inocente criança o terror da violência sexual.Mesmo assim o arcebispo declarou que aos olhos da igreja este monstro cometeu um ato mais aceitável do que a equipe de profissionais que decidiu pela interrupção da gravidez de gêmeos.A criança certamente por falta de estrutura física correria enorme risco de morte.Eu como cristão fico imaginando qual seria a atitude do Mestre Jesus diante deste episódio,aquele que pregou o perdão não sete,mas setenta vezes sete.Aquele que na frente de tantos hipócritas absoveu a adúltera.Talvez ele pensasse:O que fizeram com a igreja de Pedro? Eu fico pensando o que diria Dom Hélder, um católico que realmente se preocupava com seu semelhante e fico agradecendo a Deus não estarmos na idade média,como pensa o atual arcebispo pois se assim fosse, muitas cabeças iriam rolar inclusive a minha, por causa deste artigo.Mas felizmente o Brasil é um estado laico, e a excumunhão é apenas um ato de uma igreja que não se renovou e que tem na sua história a santa inquisição,que certamente não contava com a aprovação de Deus.Acredito que esta decisão da igreja Deus também não endossa e que pelo bem do seu futuro a igreja reveja suas atitudes.

2 comentários:

Blog de um Brasileiro disse...

A atitude do bispo é realmente anacrônica e sem sentido. Mas considerá-lo um algos, como a imprensa fez, é também um ato impiedoso.
Como querem que um homem que cresceu cercado de dogmas, cada vez mais ratificados pelos cardeais do seu sistema de crenças possa penssar de outra forma???
Temos que entender a posição do bispo, diante da sua estrutura mental, porém não aceitando obviamente.
Bom senso e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Blog de um Brasileiro

Blog de um Brasileiro disse...

Amigo, muito obrigado pelo seu comentário. Eu realmente filosofo muito. Penso sobre as leis do carma e até temo um pouco por escrever as minhas indignações. Sei bem que existem níveis perispirituais e, se vivemos com a corja, é pq precisamos tentar mudá-la. Mudar os corruptos pela lei do amor. Mas vc mesmo sabe quão árduo é esse serviço. Quase todos sucumbimos. Mas tentamos e tentamos.
Talvez escrever minhas indignações me deixe mais calmo e tranquilo. Sentir que pessoas do seu nível entenderam a mensagem me conforta mais ainda, mesmo que muitas vezes não concordem.
Agradeço profundamente a sua atenção