23 abril 2009

AUTO-AJUDA,AJUDA?

Autores há que vêm enriquecendo com livros sobre auto-ajuda. Não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Ao lado desses pseudos trabalhos destacam-se obras de aconselhamento relativas aos procedimentos para que a pessoa seja feliz. Muita gente vem se enganando e enganando a outrem sem quaisquer escrúpulos.
Pergunta-se: a auto-ajuda funciona? Certamente que não. O jornalista Steve Salerno enfatiza o seguinte: se a auto-ajuda resolvesse mesmo os males da alma, por que as vendas de antidepressivos explodiram ao mesmo tempo que as desses livros? Ademais, sobressaem-se os gurus – aqueles indivíduos que não conseguem resolver seus problemas e querem resolver os dos outros.
Afinal de contas, o que é auto-ajuda? O que é a busca da felicidade? O que é o amor? O que é a fraternidade? O que é a solidariedade? O que é a compreensão? Será que todos sabem o que significam essas expressões? Temos a certeza que não, infelizmente. Por exemplo, a busca da felicidade, onde ela está? E como ela pode ser realmente encontrada? É dentro da pessoa? É fora da pessoa? Ou é uma “dádiva divina”?
São essas bobagens que vêm infestando o próprio movimento espírita brasileiro. As próprias editoras espíritas não lançam mais livros de estudo, de pesquisa, mas os de auto-ajuda, porque vende milhões de reais e de exemplares. Ora, uma editora espírita, pressupostamente, não deveria ter lucro. Ou, então, ter um lucro que possa mantê-la. Mas querem faturar alto à custa do desespero daqueles que se aproximam do movimento espírita na esperança de resolverem os seus traumas, as suas depressões, até mesmo as suas psicoses que têm como motivo, não raramente, a OBSESSÃO. A propósito, as casas espíritas não fazem mais desobsessão. Afirmam os “espíritas” que tudo é da cabeça das pessoas. Isso quer dizer que essas criaturas não creem no Espírito, mas simplesmente na cabeça...
Indicamos, finalmente, uma profunda reflexão e aí as pessoas vão ter uma ideia de quanto a dor, o sofrimento, o desespero, a angústia, propiciam bilhões de dólares e bilhões de reais aos espertos, aos oportunistas, aos pseudo-espíritas. O negócio é faturar, mesmo que seja às expensas do sofrimento dos irmãos em Jesus.

Um comentário:

Céu disse...

Concordo que hoje em dia tudo está voltado para o lucro, para o materialismo, mas permita-me discordar quando afirma convictamente que a auto ajuda não funciona. Penso que funciona quando o que está em questão é uma baixa da auto estima, onde muitas situações de depressão tem origem justamente na falta de auto estima que a pessoa tem.
Um abraço