28 março 2009

" CASAMENTO ESPÍRITA"

O TELMA é Notícia na Confederação Espírita Pan Americana
Abaixo, o boletim periódico enviado pela Assessoria de Comunicação da CEPA com referência ao evento realizado em homenagem ao metapsiquista Ernesto Bozzano, em 17 de junho.
Entidade de perfil definidamente kardecista, laico e livre-pensador, o TELMA lutou recentemente na justiça baiana contra o reconhecimento civil do “casamento espírita”, celebrado em centro da cidade.
A partir de contato mantido com o ex-presidente da CEPA, Jon Aizpúrua, dirigentes do Teatro Espírita Leopoldo Machado – TELMA –, de Salvador, Bahia, estão intercambiando correspondência com dirigentes da Confederação Espírita Pan-Americana.
Seu presidente, o advogado Júlio Nogueira, e outro integrante da instituição, também advogado, Lucas Sampaio, têm trocado correspondência com o presidente da CEPA, Milton Medran Moreira. A instituição, que tem uma visão laica de espiritismo, foi fundada pelo Dr.Carlos Bernardo Loureiro (falecido no ano passado), que foi, também, Delegado da CEPA, na cidade de Salvador.
O TELMA desenvolve intensa atividade doutrinária e cultural espírita na capital da Bahia, como se pode acompanhar em seu site: www.telma.org.br. Recentemente, quando o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, daquela cidade, intentou procedimento judicial para obter reconhecimento civil de “casamentos” celebrados naquele centro, o Teatro Espírita Leopoldo Machado interveio vigorosamente no processo sustentando a inaplicabilidade de norma civil do direito brasileiro que reconhece efeitos civis ao casamento religioso, na hipótese de a cerimônia realizar-se nos centros espíritas. A posição do TELMA, brilhantemente desenvolvida, fundamenta-se no fato de que o espiritismo não é religião e, logo, não cabem celebrações dessa natureza em seus centros.
O feito, ao final, no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, com voto de minerva do presidente (21x20), terminou por reconhecer validade ao “casamento religioso” celebrado no Centro Espírita. Entretanto, o TELMA marcou firme posição em defesa dos genuínos princípios kardecistas que não admitem a existência de “sacerdotes”, “sacramentos” ou “rituais” espíritas de qualquer natureza.
A instituição já foi visitada pela Delegada da CEPA e ex-presidenta da CEPAmigos, Sandra Regis, que acaba de transferir residência de Santos/SP para a Bahia. Sandra,inclusive, será uma das expositoras do I Seminário sobre Ciência Espírita em homenagem a Ernesto Bozzano, que se realiza no próximo dia 17 de junho

Fonte: Site da CEPA - www.cepanet.org

Nenhum comentário: