28 março 2009

ALERTA À FEB

Dizem por aí, que os dirigentes do Teatro Espírita Leopoldo Machado são muito críticos. Nada mais certo. Entretanto, as críticas que os que dirigem o TELMA proferem, infelizmente, têm a sua razão de ser, em face do que acontece nas casas espíritas baianas. E o que acontece nas casas espíritas baianas? Poderíamos dizer que nada. Nada de realce, de importância. Daí a crítica.

De algum tempo para cá, psicólogos, terapeutas, psicanalistas, holistas, taoístas, religiosos, macumbeiros, igrejeiros e quejandos vêm invadindo os centros espíritas, especialmente da capital da Bahia. Isso descaracterizou o trabalho espírita dessas instituições. Não sabemos se o mesmo fenômeno ocorre em outros Estados brasileiros. É provável que sim, devido à falta de estudo daqueles que se rotulam espíritas.

Seria interessante que a Federação Espírita Brasileira (FEB) promovesse um encontro para avaliar a presente denúncia, se realmente a FEB estiver interessada em saber a quanto anda o movimento espírita nesta suposta “Pátria do Evangelho”. Assim, poderia investir, através dos meios de comunicação (a FEB tem recursos financeiros para tanto), no que respeita à verdadeira missão do Espiritismo no Brasil. Mas, temos a certeza de que isso jamais acontecerá. Por que?

Para quem não mora na cidade do Salvador, onde nasceu o Espiritismo para o Brasil, deve saber que já existe até “casamento espírita”, afora o uso de incensos, velas, orações católicas, leitura de “Minutos de Sabedoria”, cujos direitos autorais estão agora nas mãos da Igreja Católica, e coisas do gênero.

Dir-se-á que somos ortodoxos, dogmáticos, radicais (livres) etc., somente porque combatemos esses procedimentos, mas não é assim: seguimos a linha de ação dos grandes espíritas brasileiros, como Herculano Pires, Deolindo Amorim, Leopoldo Machado, Cairbar Schutel, Alfredo Miguel, Carlos Imbassahy, Francisco Klörs Werneck, Levindo Melo e outros que jamais compactuaram com o igrejismo nas casas espíritas, quanto mais ideologias que nada têm a ver com a Doutrina Kardecista.

A nossa sugestão à FEB é possível que não obtenha qualquer receptividade, mas, pelo menos, ninguém poderá dizer no futuro que não houve aviso quanto à extinção gradual e perversa do Espiritismo em nosso País.

Que um deus nos acuda!

Nenhum comentário: