18 junho 2009

WALDO VIEIRA:entre a religião e a ciência

Conhecido no meio espírita pela produção de livros em co-autoria com Chico Xavier, Waldo Vieira realizou um percurso que pode ser balizado em dois momentos: o primeiro, aquele de sua juventude, compreende o período em que desenvolveu a prática mediúnica sob a liderança e na companhia de Chico Xavier; a ruptura com o Espiritismo, em meados dos anos 60, marca a segunda etapa, fase em que, depois de dedicar-se ao estudo da medicina, decide investir numa carreira solo, assumindo, alguns anos mais tarde, a liderança de um grupo voltado à prática de "experiências fora do corpo" (ou "viagem astral" como a denominam os espíritas). Conhecido pelo nome de Projeciologia, esse grupo fundado e liderado por Waldo Vieira teve o seu desenvolvimento desdobrado em duas fases: na primeira, segundo D'Andrea (1981) que realizou estudo de caso sobre o tema, predomina a construção carismática da imagem pública de sua liderança; a outra, mais recente, envolve a institucionalização e burocratização organizacional do grupo.

Assim como outras correntes que integram o universo das chamadas paraciências, a Projeciologia se caracteriza pela pretensão de promover uma síntese entre saberes científicos e não-científicos. Trata-se, portanto, da construção de um pensamento de cunho secular sobre fenômenos que, no senso comum, são tidos como próprios do domínio religioso. Neste caso, o objeto-alvo de produção de conhecimento é a experiência de consciência "fora do corpo físico".

Fundador do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, Waldo Vieira começou a divulgar sua experiência pessoal e conhecimentos sobre o tema por meio da realização de palestras públicas e da produção de livros. Os mais conhecidos dentre estes últimos foram lançados nas últimas décadas, com um intervalo de aproximadamente dez anos: Projeciologia: panorama das experiências da consciência fora do corpo humano foi publicado em 1986; 700 experimentos de Conscienciologia foi lançado em 1994. Nesse ínterim, entre uma publicação e outra, deu-se a institucionalização do movimento. Segundo D'Andrea esse processo foi conduzido por Waldo Vieira por meio da realização de cursos de treinamento, visando a formação de professores. Criando por meio desse expediente uma ampla rede de disseminadores de suas idéias, Waldo Vieira passou a ter nestes "profissionais" uma base para a disseminação de núcleos de estudo e pesquisa, os quais se encontram hoje espalhados no Brasil e no exterior.

Observa D'Andrea que esse processo de disseminação não atinge, contudo, a produção intelectual, que permanece sendo monopólio de seu fundador.

O estilo de liderança adotado é de tipo carismático: à semelhança de certos gurus indianos, Waldo Vieira usa uma vasta barba (branca), veste-se sempre de branco e ostenta, para além de traços distintivos de aparência, certos dons, dentre eles a mediunidade, a projetibilidade, a clarividência e a manipulação de energias para cura e materializações. A essas faculdades se soma ainda, como fator de distinção, a ostentação de sua condição de médico. A formação acadêmica serve nesse caso não apenas como fator de prestígio, mas, também, como suporte para a pretensão de cientificidade que reinvidica para a sua produção.

Com relação a esse último aspecto observa-se que a tentativa de aproximação do campo científico se realiza basicamente por meio de dois expedientes: 1) ênfase no experimentalismo, prática que envolve o desenvolvimento e a catalogação de técnicas de produção da projetibilidade, isto é, da capacidade de "sair do corpo"; e 2) investimento na construção de um universo conceitual singular. O rebuscamento lingüístico se apresenta como índice desse layout pretensamente científico, o qual se caracteriza pela criação de palavras, supostamente novas, que gradativamente vão sendo agregadas a um repertório cujo traço marcante é estar sempre em construção24. A própria mudança de denominação do grupo para Conscienciologia se insere nessa lógica. Sendo seu objetivo é expresso nos seguintes termos: trata-se de um movimento que visa o "estudo da consciência (a partir de uma) abordagem integral, holossomática, multidimensional, bioenergética, projetiva, autoconsciente e cosmoética" (D'Andrea, 2000: 164; destaques meus).

Concebido como "índice de racionalidade", esse investimento de ordem lingüística visa marcar, simbolicamente, o distanciamento de Waldo Vieira de outros sistemas de idéias, que operam essas mesmas práticas, tendo porém como fundamento orientações tradicionais, doutrinárias. O intenso investimento na organização burocrático-administrativa, implementada por ele especialmente nos últimos anos, tem esse mesmo sentido: os padrões de racionalidade, eficiência e profissionalismo adotados visam, dentre outros, marcar seu distanciamento do campo religioso25.

É interessante observar nessa trajetória a tendência à aproximação daquele que era o projeto de Allan Kardec, isto é, fazer do Espiritismo uma doutrina científica. Essa mesma intenção mobiliza Waldo Vieira com relação à Projeciologia, projeto que o distancia definitivamente da tradição espírita, em especial da interpretação religiosa consolidada sob a liderança de Chico Xavier. Como resultado tem-se, portanto, um deslizamento, isto é, a constituição de uma corrente dissidente, que assume como característica básica o deslocamento da ênfase no aspecto moral em favor do experimentalismo26.

Waldo Vieira sinaliza dessa forma um afastamento da tradição religiosa que marcou a sua iniciação. Os sinais diacríticos utilizados remetem simbolicamente à modernidade, cujo discurso tem na racionalidade um de seus valores fundamentais. Esses valores são explicitados de duas formas: por meio da produção discursiva e da ênfase que vem sendo dada nos anos mais recentes à organização burocrática.



Mini-biografia – Prof. Waldo Vieira
1932: Aos 9 anos inicia sua 1ª biblioteca. Aos 14 anos relaciona 50 fenômenos parapsíquicos e percebe a importância do desdobramento (Projeção). Aos 17 anos escreve outras conclusões e referências bibliográficas. Trabalha para manter os estudos em Odontologia e Medicina. Nesta época já escreve vários artigos e livros ligados ao movimento espírita.

1959-1966: Aos 28 anos, morando em Uberaba, dedica parte da residência para sua biblioteca, além do exercício da assistência social.

1966-1978: Sai do movimento espírita e volta-se para a pesquisa independente, indo morar no Rio de Janeiro.

1979: Lança o livro Projeções da Consciência – Diário de Experiências Fora do Corpo Humano.

1986: Lança o tratado Panorama das Experiências Fora do Corpo Humano, doado às maiores bibliotecas do mundo. Contém 1907 referências bibliográficas internacionais da Projeciologia. Com esta obra lançou a ciência Projeciologia.

1988: Funda o IIP – Instituto Internacional de Projeciologia, atual IIPC – Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.

1994: Lança o tratado 700 Experimentos da Conscienciologia, onde fundamenta a ciência Conscienciologia.

1995: Funda o CEAEC – Centro de Altos estudos da Consciência, em Foz do Iguaçu, PR.

1996: Doa sua biblioteca ao CEAEC, concentrando ali a maior coleção do mundo especializada em Projeciologia.

2000: Muda-se para Foz de Iguaçu a fim de dedicar-se à realização da Enciclopédia da Conscienciologia.

2000: Funda a IAC – International Academy of Conscientiology, em Lisboa.

2001: É convidado pelo "International Biographical Center, Cambridge -England, para compor a lista de Intelectuais do Séc. XXI.

5 comentários:

O Profeta disse...

Não há longe, teu mundo a ilha
Tens andar gingão mesmo à maneira
O verde é manto que te afaga os pés
O mar é o teu azul por cabeceira

Passos ao encontro
Alma cheia de cor e ilusão
Braços abertos à aventura
O mundo na palma da mão

Bom fim de semana


Mágico beijo

Blog de um Brasileiro disse...

AMIGO, NÃO TINHA VISTO ESTE TEXTO ANTES DE POSTAR NO DE ONTEM.
BRILHANTE. PASSEI A ENTENDER O FOCO DE WALDO NO EXPIREMENTALISMO.
OBRIGADO
PS: MAS ENTENDE-LO É ALGO MUITO DIFÍCIL

Anthony D'Andrea disse...

Obrigado por usar meu livro "O Self Perfeito e a Nova Era" (Ed. Loyola) que contem um capitulo dedicado 'a Projeciologia.

Um detalhe, meu livro e' do ano 2000 (e nao 1981 como voce relaciona). Outro artigo meu sobre o assunto e' de 1996.

Anthony D'Andrea, PhD

Anônimo disse...

Oração e Amor

Amor e Oração
União...
Tecnologia e Poesia
Alegria...

Amar e orar
Orar e amar
Tão natural
Como respirar
Ao ar inalar
A Vida realizar

A Fé...
Não institucionalizar
Nem com isso
Seu pão ganhar
Não explorar..
Não roubar.

Estudar a Ciência
Expandir a Consciência
Um mundo melhor
Para todos
Sonhar...
Voar...

Evoluir e progredir
Para Deus
Subir..
Mansamente e calmamente
Sem a ninguém
Ferir...

Usar a Intuição
Ver com a Mente
E sentir
No Coração
A tudo simplificar
Perdoar...


Zumbaia

Vida*** disse...

Amor e Oração
União...
Tecnologia e Poesia
Alegria...

Amar e orar
Orar e amar
Tão natural
Como respirar
Ao ar inalar
A Vida realizar

A Fé...
Não institucionalizar
Nem com isso
Seu pão ganhar
Não explorar..
Não roubar.
***Deus nos fala em silêncio!! Nos conduz ao caminho da luz!!