02 janeiro 2009

Psicobiologia e Biopsicologia

PSICOBIOLOGIA e BIOPSICOLOGIA
O estudo do comportamento humano, feito pela psicologia, sempre esbarra no que é determinado biologicamente e o que faz parte do universo psicológico. Para responder a diversas questões relativas ao comportamento humano, a psicologia tem de se aliar aos estudos da biologia.
É uma área comum de pesquisa que procura conhecer as bases biológicas do comportamento.
Considera a vida social do ser humano, sua capacidade de pensar, sua consciência, sua cultura e todos os fatores que interferem nos comportamentos.
Dedica-se ao estudo de vários temas relacionados ao comportamento humano, inclusive drogas e doenças mentais para entender de que forma estas variáveis interferem no que pode ser considerado um padrão normal.
WWW.ENCICLOPEDIA.COM.BR

Carlos Alberto Tinôco, professor da Universidade do Amazonas e ativo colaborador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiológicas, enfoca em livro os fenômenos de efeitos físicos que têm sido qualificados como fenômenos sobrenaturais ou milagres, e que a Ciência Espírita revela serem produzidos dentro das próprias leis naturais e que têm despertado a atenção tanto de curiosos, como de eméritos cientistas. Estes últimos, como pesquisadores, tem estudado com imparcialidade e seriedade, procurando dos efeitos remontar às causas desses fenômenos, em busca de explicações lógicas e racionais.
O professor Tinôco informa na página 62 de seu livro: "... Há outro fenômeno paranormal conhecido pôr Materialização. Neste caso, os chamados médiuns de efeitos físicos liberam uma substância chamada pôr Charles Richet de ectoplasma. Em meio a essa substância, que é uma massa de cor clara retirada do corpo do médium, surgem partes de corpos humanos como, pôr exemplo, mãos, rostos, cabelos e até mesmo corpos humanos parcialmente completos. Essas formas têm vida autônoma, funções vitais próprias e independência em relação ao médium e aos circunstantes. Algumas vezes, essas formas humanas, surgidas em meio à massa de ectoplasma liberado pelo médium, conversam, dizendo-se espíritos de pessoas mortas, transmitem informações, sentem emoções, etc. É o que se deduz das experiências de William Crookes, Albert Von Scherenk Notzing e muitos outros pesquisadores. Nestes fenômenos não ocorre propriamente uma materialização na acepção pura do termo. O que ocorre, de fato, é uma moldagem do ectoplasma. E tanto é assim que o peso da forma ectoplasmada, somado ao peso do médium doador do ectoplasma, é aproximadamente igual ao peso do médium fora do transe. Portanto, achamos conveniente o uso de ectoplasmia, em substituição ao termo materialização."
Benedito da Gama Monteiro
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/benedito/materializacoes.html
Biopsicologia é um termo usado por cientistas para definir o estudo científico da biologia do comportamento e processos mentais. Refere-se ao inextricável relacionamento entre psicologia e biologia, que é chamado de medicina corpo-mente, ou psiconeuroimunologia. É a confirmação do que diz a neurologista Candace Pert: cada mudança de humor é acompanhada por uma cachoeira de "moléculas de emoção" - hormônios e neurotransmissores - que flui através do corpo, afetando todas as células. Cada célula humana contém cerca de 1 milhão de receptores para receber essas substâncias bioquímicas. Assim, quando estamos tristes, nosso fígado está triste, nossa pele está triste.

Nenhum comentário: