08 dezembro 2008

O ESPIRITISMO À LUZ DA CRÍTICA

O ESPIRITISMO À LUZ DA CRÍTICA

Há 35 anos o Dr. Levindo Mello (idealizador, fundador e presidente da Sociedade de Medicina e Espiritismo do Rio de Janeiro) concluía o seu magnífico prefácio da obra "O ESPIRITISMO À LUZ DA CRÍTICA", de autoria do Prof. Deolindo Amorim, que então refutava o que se inseria no opúsculo "O QUE É O ESPIRITISMO", do padre Álvaro Negromonte, contumaz assanhadíssimo contestador dos princípios espíritas.
Às linhas tantas do Prefácio, afirma o Dr. Levindo Mello: "... Criticando respeitosamente os ataques do culto gladiador católico, o Sr. Amorim estuda novamente as obras do imortal e glorioso mestre Allan Kardec, a produção medianímica das Irmãs Fox; estuda Home e outros grandes médiuns; discute longamente o fenômeno da fraude, aliás, tão comum em todos os setores visitados pelo homem; estuda as obras de Flammarion, Crookes, Richet, Bozzano, Geley, Gibier, De Rochas... É um trabalho construtor, vibrante, oxigenado, vitalizador que honrará sempre o seu autor, e beneficiará sempre os seus leitores.
Destacamos, do livro, o Capítulo III – Causas Naturais, que aborda: "Influência do Naturalismo do Século XIX na Interpretação dos fenômenos espíritas".
Afirma o Prof. Deolindo Amorim que as hipóteses das causas naturais ou forças naturais é muito velha. Já no tempo de Allan Kardec, houve quem pretendesse explicar os fenômenos espíritas pela ação das forças naturais, sem a intervenção de Espíritos. Eis algumas dessas hipóteses: charlatanismo, loucura, alucinação, músculo rangedor, causas físicas, reflexo, alma coletiva, sonambulismo etc. Houve, entretanto, quem aceitasse a causa extra-humana.
"Muitos observadores – informa o Prof. Deolindo Amorim – confundiram, erradamente, a causa instrumental, que é o médium, com a causa principal, que é o Espírito. Tendo admitido – prossegue -, portanto, que a causa estava no médium, alguns sistemas chamados naturalistas criaram diversas explicações com o intuito de demonstrar a origem humana ou natural do fenômeno espírita, o que vem incidir, em cheio, sobre a filosofia espiritualista em geral, porque toda ela está apoiada sobre a imortalidade da alma".
E acrescenta, adiante:
"A pretensa explicação naturalista dos fenômenos além-túmulo representa uma corrente de pensamento e, ao mesmo tempo, uma tendência, que se faz sentir em diversos ramos de conhecimento, desde o século XVIII, com reflexos, ainda, no século XIX, daí o exagero de pretender explicar todos os fenômenos, fossem quais fossem, por meio de causas naturais, sem a presença de qualquer inteligência invisível".
O Naturalismo, evidentemente, exerceu profunda influência nos mais diversos ramos do saber no século XIX, de modo especial, na Sociologia, na Psicologia e na História, embora já se notasse a força do evolucionismo spenceriano. Conjugaram-se, destarte, três grandes correntes doutrinárias fundamentadas nas conceituações de Augusto Comte, Darwin e Spencer, e ditaram as linhas mestras do pensamento filosófico e científico da época.
Afirma, então, Deolindo:
"Era inegável a predominância das ciências naturais em determinados círculos, circunstância que favorecia largamente a reação à metafísica. E aí atacam, com estranha ênfase, valores consolidados, com lutas e sacrifícios, através do tempo, em nome de evolução que só existe nas mentes sequiosas de novidades de seus promotores. Como a História "misteriosamente" se repete na atualidade (finais do século XX), as idéias novas, novíssimas, baseadas nos extraordinários avanços tecnológicos, tentam derrubar, sem-quê-nem-pra-quê, princípios filosóficos e científicos que constituem o cerne da Doutrina codificada por Allan Kardec. Dir-se-ia que os naturalistas de antanho estão reencarnados em nossos dias, e, atavicamente, pretendem reeditar a sua patológica necessidade de afirmação. A Ciência é a sua Meca, para onde se curvam, subservientes, como os fiéis servidores de Alá, como se a Ciência dos homens sempre possuísse a última palavra, a última e inquestionável palavra...
Vale, nesta oportunidade, passar a palavra ao jornalista e escritor Hermínio C. Miranda, que lançou em artigo publicado na Revista Internacional do Espiritismo – RIE, edição de março de 1990, um verdadeiro alerta sobre o que vem acontecendo no ambiente espírita nacional, onde deslumbrados confrades apresentam, atropeladamente, aparelhos e mais aparelhos através dos quais se "manifestam" Espíritos de cientistas e atrizes, sem quaisquer conotações éticas. Eis, então, o que escreveu o beletrista espírita:
"Não é necessário que ninguém venha dizer-nos que, agora sim, podemos aceitar as realidades da existência e sobrevivência do ser da reencarnação, da comunicabilidade entre ‘vivos’ e ‘mortos’, porque a ciência nos confirma.
"A Ciência deve ser tratada com respeito e com atitude de positiva expectativa, mas não como uma instituição à qual tenhamos outorgado procuração de plenos poderes para pensar por nós e decidir de nós, no dia-a-dia de nossas atividades como espíritas".
Embora o naturalismo e outros "ismos" tentassem denegrir a Doutrina Espírita, desprezando-a do alto de sua empáfia, ela conseguiu, pela lógica de sua simplicidade, superar a todos os obstáculos. Assim também acontecerá na atualidade, quando vem enfrentando novos desafios, sob a égide dos mesmos sentimentos que animam os "progressistas" do passado.
"O Espiritismo à Luz da Crítica" é um livro que se torna imprescindível na época em que florescem (beaudelaireanamente) tantas e destruidoras concepções.

Nenhum comentário: