14 dezembro 2008

JESUS

Jesus
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Jesus, ver Jesus (desambiguação).
Jesus

Pintura Jesús con la cruz a cuestas por El Greco.Ainda que não existam retratos de Jesus e tampouco qualquer indicação de sua aparência, é freqüente a sua representação na arte do Cristianismo.
Nome completo
Jesus de Nazaré
Nascimento
8-4? a.C.[1]Belém, Judéia [nota 1]
Falecimento
29-36? d.C.[1]Jerusalém, Judéia[nota 2]
Causa da morte
Crucificação
Etnia
Judeu
Ocupação
Carpinteiro, profeta itinerante e rabino
Jesus[nota 3][nota 4] (8-4? a.C.29-36? d.C.[1][2][3]) é a figura central do cristianismo[4]. Para a maioria dos cristãos ele é a encarnação de Deus, o "Filho de Deus", que teria sido enviado à Terra para salvar a humanidade. Acreditam que foi crucificado, morto, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia (na Páscoa)[4]. Para os adeptos do islamismo, Jesus é conhecido no idioma árabe como Isa (عيسى, transl. Īsā), Ibn Maryam ("Jesus, filho de Maria"). Os muçulmanos tratam-no como um grande profeta e aguardam seu retorno antes do Juízo Final[5] [6]. Alguns segmentos do judaísmo o consideram um profeta[7] , outros um apóstata[8]. A Bíblia é umas das principais fontes de informação sobre ele.
Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judéia, sua influência difundiu-se enormemente ao logo dos séculos após a sua morte. Ele pode ser considerado como uma das figuras centrais da cultura ocidental.

Nenhum comentário: