15 abril 2012

JINA MAHAVIRA

Jainismo é uma religião de grande antiguidade. Jina Mahavira Vardhamana, que foi contemporâneo sênior do Buda, foi sem dúvida o mais importante dos seus expoentes. Vindo das fileiras de guerreiros-governantes, ambos do Buda e Mahavira viu as implicações práticas imediatas do conceito fundamental Upanishadic da unidade da humanidade. Eles levantaram a sua voz em uníssono contra a prática predominante de atribuir às pessoas o seu lugar na sociedade em termos de seu nascimento e antecedentes familiares. Este foi o fundamento da estratificação de castas, que estes dois grandes mestres sentiam injustamente discriminatória. O Buda disse: "Por um nascimento não se torne um brâmane ou um intocável. Por ação e ação só alguém se torna um brâmane ou um intocável." Jina Mahavira afirmou a mesma coisa quando ele disse: "Por ação por si só não se torna um brâmane, um guerreiro, um plebeu ou um escravo." Ambos admitiram a suas ordens religiosas de todas as pessoas sem qualquer restrição ou preconceito.
Enquanto eles estavam em desacordo sobre muitos temas filosóficos, eles foram campeões da não-violência e paz, e usou um vocabulário comum para pregar um código de justiça. O Buda falou das restrições quádruplas (catuyamasamvara) do jainismo, mas observou que eles eram muito rigorosos. Isso era de se esperar do Buda, que pregava a moderação como o cerne de seu Caminho do Meio. Mahavira, por sua vez, achava que os ensinamentos do Buda refletiu inação ou descolamento da ação.
É na sua abordagem ao dogma que fizeram uma contribuição significativa para a promoção da intelectualidade livre e open-minded. Syadvada Mahavira (literalmente, "talvez a teoria ') alertou que qualquer afirmação poderia ser verdadeira ou válida apenas relativamente em relação a um contexto particular. O Buda, por outro lado, foi específica em seu conselho que não se deve acreditar em qualquer coisa, porque foi em um livro, foi ensinado por um professor de quem se gostava e assim por diante.
O tempo estes dois baluartes caminhou pelas mesmas ruas e falou de seus diferentes caminhos de libertação para as mesmas pessoas devem ter, sem dúvida, foi muito emocionante.
Juntos, suas palavras, atos e pensamentos inspiraram milhões de pessoas com mais de vinte e cinco séculos e legou à humanidade duas grandes culturas exemplificadas pelo trabalho de muitos nobre de arte, edifícios magníficos da beleza arquitectónica requintada e estimulando literaturas de criatividade admirável.

- Dr. WP Ananda Guruge
Assessor Especial Sênior
ao Diretor-Geral da UNESCO,
ex-embaixador do Sri Lanka para os EUA,
Eminent Scholar budista

Nenhum comentário: