30 maio 2011

Universidade Internacional da Paz

O nascimento formal da Universidade Internacional da Paz de Brasília (UNIPAZ), localizada na Granja do Ipê, mantida pela Fundação Cidade da Paz, ocorreu em 14 de abril de l988, com uma palestra inaugural do professor Israel Vargas, presidente do Conselho Executivo da Unesco.

As idéias-semente capazes de disseminar uma cultura de paz em nosso país já haviam ancorado em muitos corações, mesmo antes da instituição oficial da Universidade. No ano anterior (1987), presidido por Pierre Weil e Roberto Crema, Brasília havia sediado o I Congresso Holístico Internacional e, na ocasião, foi criada a Fundação Cidade da Paz, iniciativa histórica que recebeu total apoio do governador do Distrito Federal, à época, José Aparecido de Oliveira. A Fundação, como reza seu estatuto, teve por objetivo “conceber, criar, implantar, desenvolver, gerenciar e manter a Universidade Holística Internacional de Brasília”, a terceira Universidade da Paz do mundo, depois das de Tóquio e Costa Rica.

A partir da Universidade Holística Internacional de Brasília multiplicaram-se os centros universitários e núcleos, no país e no mundo. Hoje, a menos de vinte anos da sua instituição, a UNIPAZ é uma rede internacional, graças aos seus mentores e colaboradores, com destaque para Pierre Weil, que, desde o início, abraça a causa da paz e, convidado, assume, inicialmente, a responsabilidade de presidir e consolidar a Fundação Cidade da Paz. Na condição de Reitor da UNIPAZ, vem dedicando sua vida à educação para uma cultura de paz como incansável pesquisador, escritor e formador através de seus livros, seminários, cursos e palestras. Cabe-lhe o mérito de haver estruturado o programa “A arte de viver em Paz”, reconhecido pela 26ª.Assembléia Geral da Unesco como um novo método holístico de Educação para a Paz.

Apoiada pela ONU, através de seu programa de desenvolvimento, a UNIPAZ mantém convênios com várias universidades federais, faculdades, órgãos governamentais e instituições variadas, promovendo cursos, seminários, bem como congressos nacionais e internacionais. Dentro de um movimento mundial de renovação da consciência e afirmação de novos valores, a UNIPAZ se expande, visando estabelecer uma cultura de paz no mundo, educando para a plenitude do ser humano e para o desvelar da consciência para a paz numa tríplice dimensão: pessoal, social e planetária. (www.unipaz.org).


Nenhum comentário: