17 maio 2010

FÉ INABALÁVEL

"Allan Kardec afirmou: Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade.
Acreditar em Deus, na imortalidade do Espírito, na excelência dos postulados da reencarnação e permitir-se abater quando convidado á demonstração da capacidade de resistência, é lamentável queda na leviandade ou clara demonstração de que a fé não é real...
Permitir-se depressão porque aconteceram fenômenos desagradáveis e até mesmo desestruturadores do comportamento, significa não somente debilidade emocional que apenas tem fortaleza quando não há luta, mas também total falta de confiança em Deus.
Quando a fé é raciocinada, estribada nas reflexões profundas em torno dos significados existenciais, tem capacidade para enfrentar os problemas e solucioná-los sem amargura nem conflito, para atender as situações penosas com tranquilidade, porque identifica em todas essas situações as oportunidades de crescimento interior para o encontro com a VERDADE.
O conhecimento do Espiritismo liberta a consciência da culpa, o indivíduo de qualquer temor, facultando-lhe uma existência risonha com esperança e realizações edificantes pelos atos. Não apenas enseja as perspectivas ditosas do porvir, mas sobretudo ajuda a trabalhar o momento em que se vive, preparando aquele que virá".


Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Franco. Livro: Atitudes Renovadas

3 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Fé é algo que acontece, derrama-se em voce. ocupa seus espaços do corpo e da alma, ou é algo a ser construido, com trabalho, esforço?
Porque alguns jamais conseguem ter fé, apenas duvidas?

Tamoporraquí disse...

Fé é acima de tudo conhecimento.Quando pararmos de acreditar e passarmos a saber, estaremos no caminho certo.

Vitor disse...

O que o irmão comentou acima está correto. Um dos princípios básicos do Espiritismo é a fé raciocinada. Vede este texto que fala sobre a fé raciocinada segundo Jesus.