17 abril 2011

TRANSCOMUNICAÇÃO- TCI

Phyllis Delduque e Paulo Cabral
Um pequeno passo-a-passo para iniciantes em Transcomunicação Instrumental.
Contatos por EVP e contatos via rádio –
Primeiramente vejamos as diferenças existentes entre o que chamamos de EVP e os contatos via rádio. Chamamos de EVP (Electronic Voice Phenomenum) a simples gravação feita a partir do ruído do ambiente, sem a utilização de nenhum outro equipamento além do gravador. Como o próprio nome sugere contatos via rádio dão-se pela utilização desse equipamento, o rádio, para gerar o ruído de fundo e o gravador para a gravação. Vejamos abaixo os equipamentos utilizados para os dois tipos de contato por vozes:
Equipamentos para contatos por EVP:
Qualquer gravador, desde que tenha uma entrada de microfone ou um microfone embutido, tipo os mini-gravadores modernos que já trazem um microfone de eletreto. Se o gravador e não tiver microfone embutido será necessária a utilização de um e externo. Aconselhando a utilização de um gravador que já tenha o microfone embutido, pois, geralmente, ele vem com um microfone de eletreto que é o melhor microfone para experimentos em tci. Não há segredo para a utilização desse equipamento, basta apenas seguir as instruções do manual do equipamento.
Equipamentos para contatos via rádio:
Gravador com as mesmas recomendações para contatos por EVP, conforme descrito acima. Um ou mais rádio receptores que tenham a faixa de ondas curtas (pelo menos de 49 m a 13 m), geralmente, os receptores mais antigos têm essa faixa. Para os que não conhecem os dados acima uma forma simples de identificar esse tipo de rádio receptor e procurar por um que sintonize emissoras distantes, principalmente, as estrangeiras. Sugerimos em caso de dúvida consultar alguém especializado para indicar se o equipamento possui ou não a faixa de ondas curtas.
Como realizar uma sessão de TCI utilizando os métodos acima:
A- Sessão de TCI por EVP:
Antes de começarmos a descrição do método é bom salientar que esse embora seja o mais fácil é o que oferece maior dificuldade na hora de se ouvir as captações feitas, pois as vozes aparecem muito baixas. Para se realizar a sessão de TCI por esse método, coloca-se uma fita virgem (pelo menos nessa primeira sessão é importante que a fita nunca tenha sido usada, pois assim o pesquisador não terá dúvidas quanto ao que aparecer gravado depois). Iniciar a sessão de TCI fazendo uma saudação inicial procurando indicar o dia e a hora em que a mesma está se realizando. Após a saudação iniciar as perguntas deixando sempre um espaço de, pelo menos, um minuto ou menos para as reposta. Faça isso durante uns cinco minutos para começar seus experimentos.
Após a sessão voltar a fita e ouvir prestando bastante atenção nas perguntas e
possíveis respostas, anotando as perguntas e as possíveis respostas ou, mesmo que não
haja respostas, em frases que sejam familiares, ruídos diferentes dos que estavam no
ambiente . Com relação a esses ruídos é importante tomar cuidado, pois se está
trabalhando com gravador e com microfone de eletreto e esse tipo de microfone
amplifica muito o ruído, ou seja, pode estar captando um ruído longínquo que opesquisador não ouve normalmente por isso a melhor forma de se ter certeza é já fazer
à gravação monitorando a mesma, ou seja, usando fones durante a gravação para escutá-la ao vivo. Mas isso não é problema e nem será motivo de dúvidas porque com a prática o pesquisador saberá por si só diferenciar esses sons.

Um comentário:

ADE-JAPÃO disse...

ARIGATOU, Pela visita...
Adalberto Prado de Morais
JAPAN.