15 outubro 2009

O ENSINO ESPÍRITA E O ESTÍMULO À LEITURA

A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE ESTUDO
Para que o homem se aproprie de modo mais completo do patrimônio cultural constituído coletiva e historicamente necessita se instrumentalizar para proceder àquela apropriação. O domínio das diversas linguagens culturais é fundamental ao processo de socialização/ humanização/ iluminação humana, alargando vistas e descerrando possibilidades de integração/ ação/ crescimento no contexto em que o homem – ser imortal opera seu processo de aperfeiçoamento intelecto-moral.
Longe de invalidar o valor da oralidade no processo de transmissão/ assimilação do conteúdo doutrinário, o Espiritismo requer, para ser melhor conhecido e criticado, que o adepto ou estudioso se torne o leitor crítico. E isto a distingue de qualquer outra proposta de caráter religioso cuja característica primordial em sua quase totalidade tem sido a não aceitação da crítica racional.
Nesse sentido é que o Movimento Espírita através de suas bases, as casas espíritas, preocupa-se com o estudo e a divulgação doutrinária em especial através do livro, fato este registrado pela última pesquisa do IBGE que aponta como o maior leitor brasileiro, o espírita, em sua maioria quantitativa.
Ler não é apenas decodificar mas criar, produzir sentidos a partir da interação do leitor com o texto. O que faz o leitor no ato de ler? Que dispositivos e estratégias coloca em ação para atribuir sentido(s) ao texto? Ao ler de forma dinâmica – e não mecânica – o leitor de forma íntima e silenciosa, se orienta, imagina, cria, dialoga, recorda, projeta, evoca, conclui, numa atitude de interação com o texto.
Reconhecendo a excelência da afirmativa do Espírito de Verdade: "Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo", nós, os espíritas, temos atuado de modo significativo no estímulo à leitura e no estudo bem como no acesso à alfabetização e ao letramento daqueles a quem foi retirado o direito à escola e, conseqüentemente, ao domínio dos processos de leitura e escrita, essenciais para o acesso à cultura simbólica-escrita onde também se encontra a mensagem espiritista.

NECESSIDADE DO ESTUDO
A Doutrina Espírita exposta em suas bases nas obras da Codificação Kardequiana é doutrina que requer o estudo e a reflexão de todo aquele que a conhecer no seu tríplice aspecto de ciência, filosofia e religião.
Qualquer ciência requisita da parte daquele que pretenda dominar seus fundamentos um estudo sério, contínuo e aprofundado para que de fato haja a apropriação/ assimilação do conteúdo que lhe constitui o estatuto epistemológico.
Se isso ocorre em todas as áreas do conhecimento humano por que seria diferente com a Doutrina Espírita, doutrina eminentemente educativa que pretende proporcionar aos homens um novo olhar sobre a Vida, sua origem e destinação, as leis que a regem tanto no plano físico como no plano moral, sua vinculação com o chamado mundo dos mortos. "Instruí-vos...", recomenda o Espírito de Verdade corroborando o caráter educativo do Espiritismo.

Fonte: Jornal Mundo Espírita

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