Certamente os valores negativos mais
danosos à humanidade são o orgulho,
o egoísmo e a ambição,
que levam o ser humano a querer
sobressair-se sempre aos demais,
a viver apenas em função de si mesmo,
das suas vontades e satisfação
das próprias paixões,
e a ter sempre mais e mais.
Esses valores negativos demonstram apenas a imaturidade do ser humano, a sua tolice.
Para que orgulho se todas as situações e condições humanas são efêmeras, são passageiras? Orgulho de quê? Das posses que não podemos levar conosco para além desta vida, e que nem mesmo nos conseguem livrar das doenças, dos acidentes dos sofrimentos e da própria morte? Orgulho pela posse de bens que na realidade não nos pertencem; desses bens que a vida nos cede por empréstimo, e que temos de devolver na passagem pelo túmulo?
Além do mais, existem as reencarnações... O orgulhoso que se envaidece pelas posições que ocupa, pisoteando e humilhando seus subordinados ou aqueles a quem considera inferiores, nas futuras encarnações poderá vir a sofrer as mesmas humilhações que impingiu a seus irmãos em humanidade.
O egoísta que se apega aos bens que possui e não lhes dá a correta destinação, ou seja, meios de vida também para outras pessoas, em futuras encarnações poderá amargar a pobreza, a penúria, a miséria, para poder dessa forma aprender a respeitar as leis divinas.
Quanto à ambição, é também uma clara amostra da tolice humana. É como um vírus que faz sofrer seu portador. O ambicioso não tem paz, porque sempre está desejando algo, desejando intensamente, e fica infeliz e frustrado quando não consegue o que quer.
O ambicioso está sempre querendo mais e mais. Ele não se conforma com o que possui, mesmo que possua muito. Também não se aquieta para usufruir o que possui, desfrutar das coisas boas da vida, que uma vida financeiramente folgada pode proporcionar. O ambicioso é um eterno insatisfeito e, portanto, não é feliz.
Um outro defeito imperdoável é a arrogância, que não deixa de ser uma mistura de orgulho com egoísmo, vaidade ...
ResponderExcluirMas há uma forma deliciosa de desestabilizar os arroganates . Quando um deles chegar e disser "Ontem estivemos nun restaurante caríssimo, mas era maravilhoso...", é só dizer "E nós estivemos, no outro dia, num pé sujo que tem uma comida caseira deliciosa!!! Poooimmmm!!!
Um abração, Ju
NOTA: sou atéia de carteirinha, mas achei seu blog muito interessantes.