07 junho 2009

DEOLINDO AMORIM

Dados pessoais:
Nome: Deolindo Amorim.
Nascimento: 23/01/1908.
Homem: jornalista, escritor, sociólogo e espírita.
Desencarne: 24 de abril de 1984 (76 anos).
1. ASPECTOS GERAIS

Nasceu em Baixa Grande, interior da Bahia. Foi para o Rio de Janeiro em 1929, para prestar o serviço militar obrigatório e aí ficou residindo em definitivo, casando-se com dona Delta dos Santos Amorim, sua dedicada companheira, de cujo enlace nasceram Paulo Henrique S. Amorim, Rosa Maria A. R. Valle e Marília dos Santos Amorim.

2. CONVERSÃO AO ESPIRITISMO

De religião católica, em certa época professou também o protestantismo, mas integrando-se por volta de 1932, em reuniões do C. E. Jorge Niemeyer, no Espiritismo, serviu com inexcedível dedicação, com total fidelidade a Allan Kardec, tornando-se ao longo dos anos um intérprete fiel da Doutrina Consoladora. Deolindo Amorim foi um intelectual que se dedicou ao Espiritismo, que assimilou a Doutrina integrando-se na mundividência espírita.

3. MOVIMENTO ESPÍRITA

Expositor hábil, lúcido e convincente, proferiu inúmeras palestras e conferências, uma delas sobre o "Suicídio à Luz do Espiritismo" no Instituto Pinel (Hospital de Doentes Mentais), da Universidade do Brasil, levando, assim, as idéias espíritas ao ambiente universitário não-espírita. Estampou colaboração constante em diversos órgãos do Brasil e do exterior, tendo sido também redator de Mundo Espírita (antigamente no Rio e posteriormente transferido para o Paraná) e de Estudos Psíquicos, revista que se edita em Lisboa (Portugal)

4. OBRAS

Eis alguns títulos:

Africanismo e Espiritismo (com uma edição na Argentina);
O Espiritismo e os Problemas Humanos(com uma edição na Argentina);
Espiritismo à Luz da Crítica;
Espiritismo e Criminologia;
O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualista;

Extraído do livro Recordando Deolindo Amorim, de CELSO MARTINS. Capivari, Gráfica e Editora do Lar/ABC do Interior, 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário